6 dúvidas sobre a vitamina B12 que todos devem saber

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Mesmo o veganismo sendo considerada uma forma efetiva de alimentação, ainda sim existe a possibilidade de apresentar deficiências com a vitamina b12 que podem comprometer o bom funcionamento do organismo. A fim de preservar sua qualidade de vida, a atenção no consumo de determinados nutrientes é essencial.

B12 é necessária em quantidades muito pequenas, cerca de 1,5 microgramas por dia. Com uma taxa de absorção de 50%, recomenda-se que a maioria das pessoas ingiram pelo menos três microgramas por dia para satisfazer as suas necessidades diárias.

Atender as necessidades de vitamina B12 não é uma questão apenas para os veganos(a),  o percentual de deficiencia de b12 é quase o mesmo para os onívoros, ou seja, qualquer um pode ter deficiência da B12. Pois o nível e qualidade de absorção vai depender do organismo de cada um, independente se é um vegano ou onívoro

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12 é um elemento nutricional encontrado em carnes, leite, queijos, ovos e suplementos, presente também em algas e alimentos fermentados, ou cereais e leveduras. Por essa razão, é mais difícil encontrar a vitamina b12 na alimentação vegana.

Pode suplementar B12 por conta própria?

Todos, em qualquer fase da vida, devem estar atentos a necessidade de suplementar a vitamina B12 caso o exame acuse deficiência, mas sempre com o acompanhamento do nutricionista. Essencial para gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças, adolescentes e idosos, o elemento é essencial para suprir as carências adultas, podendo ser suplementado de forma semanal ou diária.

Quais são as fontes de B12 no veganismo?

Dentro do veganismo, existem poucas fontes da vitamina B12 que possam trazer os mesmos resultados do que o elemento em sua forma natural. A maneira mais eficaz de consumir a vitamina B12 e garantir sua absorção no corpo está na alimentação de Grape-Nuts, Red Star VegetarianSupport Formula, levedura nutricional e leite de soja fortificado com vitamina B12.

Benefícios da vitamina B12!

Essencial para formação das hemácias no sangue, a vitamina B12 trabalha também como auxilio ao bom funcionamento do sistema nervoso central, colaborando na formação do DNA durante a gestação, prevenindo anemias e auxiliando no fortalecimento muscular. Além disso, a vitamina é essencial para idosos.

Quais são os níveis seguros de vitamina B12?

O volume de 2000 mcg (microgramas) uma vez por semana ou 10 mcg por dia é o ideal, garantindo a boa absorção da substancia. Para crianças, o ideal é contar com 1000 mcg uma vez na semana, e aos menores de 2 anos, a recomendação é de 500 mcg na mesma frequência. Isso pode ser suprido com a ingestão de alimentos enriquecidos no mesmo ritmo.

Quais são os efeitos da ausência da vitamina B12?

A deficiência de B12 no sangue pode causar desde lesões ao sistema nervoso até a morte de neurônios, gerando sintomas como fadiga, falha na memoria, pele amarelada, língua inchada, paranoia, tontura, falta de concentração e dificuldade para andar. A anemia megaloblástica é a doença mais comum na ausência da vitamina.

Veja no vídeo do Dr Eric Slywitch sobre as dúvidas da vitamina B12 que todos devem saber!

Não deixe de acompanhar seus níveis de vitamina B12 para evitar problemas de saúde progressivos e intensos! 

Importante: Procure sempre a orientação de um nutricionista antes de fazer alguma mudança na sua alimentação!

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