7 alimentos veganos riquíssimos em cálcio

Por que consumir esses 7 Alimentos veganos riquíssimos em cálcio? A perda de massa óssea deixa nosso corpo mais frágil. Com isso, ficamos mais suscetíveis a quedas e possíveis fraturas. No Brasil a osteoporose atinge mais de 5 milhões de pessoas, sendo as mulheres o grupo mais comum da doença.

Cuidar do corpo é dedicar atenção também aos ossos. Eles se desgastam naturalmente e a ingestão de alimentos veganos riquíssimos em cálcio pode retardar esse processo. Para evitar ser mais um dado para as estatísticas existem maneiras de prevenir doenças dos ossos. A melhor delas é ingerir diversos tipos de alimentos de origem vegetal.

Os 7 alimentos veganos riquíssimos em cálcio.

1. ESPINAFRE

Assim como a couve, o espinafre também é rico em cálcio. A cor forte da sua folha é um indicativo da presença desse nutriente.

2. TOMATE

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Uma excelente fonte de ferro e potássio. O tomate tem ainda fósforo e vitaminas A, C e licopeno. Além de combater as doenças dos ossos evita também o aparecimento de cânceres.

3. AMÊNDOAS

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Ricas em cálcio, as amêndoas devem fazer parte do cardápio de prevenção à osteoporose. Podem ser utilizadas em saladas ou consumidas individualmente.

4. COUVE

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A ingestão de couve numa refeição – almoço ou jantar – é capaz de suprir a quantidade mínima de cálcio no dia.

5. AMEIXA-PRETA

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Estudos recentes apontam que a ameixa-preta contribui para diminuir o desgaste dos ossos. Por isso, as ameixas-pretas têm sido amplamente indicadas para o cardápio de mulheres na menopausa.

6. SOJA ORGÂNICA

Esse grão fortalece os ossos. Atua absorvendo os minerais do corpo e ele deve estar presente principalmente no cardápio das mulheres acima de 50 anos. Durante a menopausa elas estão mais suscetíveis à osteoporose.

7. Frutas cítricas

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Laranja, limão e acerola são alguns dos exemplos de alimentos naturais ricos desse nutriente. A vitamina C é essencial para a proteção da cartilagem dos ossos.

Existem outros alimentos para evitar doenças dos ossos?

A lista de frutas, verduras e legumes que combatem a osteoporose é extensa. Brócolis e agrião são outros vegetais de folhas verdes ricos em cálcio. Outro produto natural capaz de retardar a osteoporose são as nozes e as castanhas. Por serem ricas em ômega-3 contribuem para a proteção de cartilagem e ossos.

A linhaça também precisa fazer parte do seu cardápio. Sua contribuição vai desde ajudar os rins a eliminar o excesso de sódio até evitar a perda de cálcio. Cereais como a aveia são ótimos componentes do café da manhã e lanche da tarde. Ricos em fibras possuem ainda nutrientes capazes de evitar o desgaste dos ossos.

Criando um cardápio equilibrado para combater a osteoporose.

A ingestão diária de cálcio recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 1000mg. Por isso é necessário ter uma alimentação equilibrada. Isso significa nem comer pouco, nem demais.

Para o café da manhã busque inserir vitamina D, cereais e frutas. Essa mesma lógica se aplica durante o lanche da manhã e da tarde. Para as refeições mais importantes, como almoço e jantar, dê preferência a vegetais de folha verde-escura e aos carboidratos.

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Importante: Procure sempre a orientação de um nutricionista antes de fazer alguma mudança na sua alimentação!

 

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